top of page

Praia de Faro tem nova Caixa de Multibanco

Com mais de 300 caixas espalhadas por Portugal, a Euronet Worldwide tem agora uma ATM na Praia de Faro, no Wax Hostel, mesmo em frente ao Wax Restobar.

Comissões a crédito e não a débito

As novas caixas ATM Express assemelham-se mais ao sistema da Euronet que ao Multibanco, mas os utilizadores portugueses continuam a ter as mesmas condições na hora de efectuarem levantamentos monetários a débito ou a crédito que tinham no Multibanco.

Isto porque, segundo fonte oficial do Banco de Portugal, as instituições de crédito estão proibidas por lei de cobrarem comissões "pela realização de operações de levantamento, de depósito ou de pagamento de serviços, em caixas automáticas (Decreto-Lei n.º 3/2010)", sem que essa proibição esteja limitada pelos tipos de redes de caixas automáticas, mas sim pelo tipo de cartão utilizado e pelas marcas de pagamento aceites pelo caixa automático, que, simultaneamente, integram o cartão de pagamento. "Os levantamentos de numerário efectuados na rede ATM Express encontram-se sujeitos ao mesmo enquadramento regulamentar que aqueles efectuados através de outras redes de caixas automáticas a operar em Portugal (rede Multibanco ou rede Euronet)", refere a mesma fonte.

Contudo, chama a atenção que esta proibição não abrange as operações de levantamento de numerário com cartão de crédito (comissões de cash advance), "pois, nestes casos, está em causa a concessão de um crédito". O Banco de Portugal adianta ainda que o processamento da rede ATM Express "é efectuado através da infra-estrutura da rede Multibanco, assegurando a Sibs a aceitação das operações de levantamento de numerário efectuadas nas caixas automáticas daquela rede".

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page